Sobre mim!

 

Me chamo Diego Rodrigues Carneiro, sou Psicólogo, ciclista, apaixonado pela natureza, pela família, por ajudar as pessoas encontrarem significados para suas vidas.
Quando criança já me dedicava a ajudar as pessoas, como se fosse um ensaio para minha vida profissional futura.
Logo ao término do ensino médio, resolvi que iria ser Psicólogo. Aos 18 anos iniciei minha graduação em Psicologia, onde foram 5 anos de aprendizados diversos. Durante estágios, trabalhei com diversos públicos, como pacientes com hemofilia e pessoas idosas.
Na clínica psicológica, me identifiquei com as teorias psicológicas fenomenológicas existenciais, que compreendem o homem como o "ser que decide" apesar das circunstancias impostas pela vida. O homem é um ser "livre" e responsável. Diante disso cursei pós graduação me especializando em Psicologia Clínica Humanista - Fenomenológica e Existencial que complementa teoricamente a visão que compreendo os seres humanos e em especial meus queridos pacientes.
Ainda muito jovem, com 23 anos ingressei no serviço público, em uma Instituição de acolhimento institucional para crianças, adolescentes e adultos com deficiências, onde tive a oportunidade de chefiar uma das unidades dessa instituição e ter ampla vivência com tal publico e suas demandas, como vítimas abuso sexual, violência psicológica, física, negligências múltiplas. Nesse contexto era comum crianças e adolescentes depressivas, ansiosas, agressivas, com problemas com álcool e outras drogas, esquizofrenia.
Tenho experiência nos processos de adoção, pois nessa instituição vivenciei tal processo por diversas óticas: a da criança, dos pretendentes a adoção e da instituição de acolhimento, além de ter vivenciado algumas experiências ao que tange a adoção e ao acolhimento institucional no âmbito do judiciário.
Consoante a esse trabalho, desenvolvo o trabalho em Clínica psicológica, atendo adolescentes, adultos e idosos em diversos contextos: como depressão, ansiedade, conflitos em seus diversos âmbitos, como os familiares, amorosos, laborais, sociais. Ainda no ínterim dos relacionamentos, trabalho com sexualidade. Questões relativas ao luto, doenças terminais também são foco, e são respaldadas em minha Formação em Logoterapia, área essa que também possuo Pós-Graduação e que sou membro do Instituto Viktor Frankl de Viena Austria, tal teoria tem base teórica europeia que busca também na questão do sofrimento, da dor, da culpa, ressignificar tais situações para que se encontre um propósito, um sentido para vida mesmo nas adversidades. Ainda como atualização profissional conclui pós graduação em Terapia Cognitivo Comportamental TCC, da qual se utilizo de algumas técnicas, sem perder a visão de de mundo da qual compactuo baseada na análise existencial.
Espero você(a) para que juntos em nosso encontro terapêutico, em nosso encontro existencial, eu possa ser um facilitador de novas possibilidades a serem descobertas e realizadas, e ainda ajudar no encontro com um projeto de vida, e na superação das condições que te impedem de seguir seu caminho sem um fardo tão pesado a carregar.

Conte comigo.